Dicas para passar pela imigração em uma viagem

O país que eu mais fiquei nervosa para passar pela imigração foi nos Estados Unidos, mas eles apenas perguntaram de onde eu era, simples assim. O oficial ficou super feliz em saber que eu era do Brasil e começou a falar que tinha uma namorada brasileira, do Rio de Janeiro. Foi bem sossegado, mas nem sempre é assim. Quando eu fui para o Chile por exemplo, eles fizeram muitas perguntas e eu não entendia direito, o chileno fala espanhol muito, mas muito rápido e eu nunca fui boa em espanhol.

imigração

Mas o que é imigração?

Sempre que você fizer uma viagem internacional, você passa pela imigração ao sair do país e ao chegar no país de destino. Na imigração é feito o controle do passaporte por um oficial e também é feito uma série de perguntas, entre elas, qual o seu propósito no país, quanto tempo vai ficar e assim por diante. Nessa hora que bate a ansiedade, pois mesmo sabendo que você está fazendo tudo certo, que não pretende ficar clandestino no país, dá um medo danado de não dar certo sua entrada no país.

imigração

Documentação

Para não passar perrengue na imigração é bom levar em mãos todos os documentos necessários e essenciais. Como:

Passaporte e Visto – Com exceção de países da América do Sul, os demais países exigem o passaporte e alguns, ainda exigem o visto, como é o caso dos Estados Unidos e Canadá.

Cartão de Embarque – É um papel que é distribuído ainda no avião, onde temos que preencher algumas informações básicas sobre a nossa viagem.

Passagens e Hospedagem – É importante ter em mãos sua passagem de volta para o país, assim os oficiais saberão que você não tem a intenção de ficar no país. Também é legal ter em mãos onde você vai ficar hospedada, o hotel e endereço. Caso vá ficar na casa de algum amigo, é importante ter uma carta convite, onde seu amigo “te convida” a ficar hospedado com ele.

Comprovante Financeiro – Você precisa comprovar que vai ter dinheiro para te sustentar durante o período de viagem. Caso esteja levando dinheiro em espécie (dinheiro vivo), leve o comprovante da caixa de câmbio. Caso esteja com cartão de crédito, leve um extrato da sua conta.

imigração

Algumas Perguntas Básicas que podem ser feitas

Pode ser feito qualquer pergunta, mas algumas são essenciais e quase sempre são feitas, são elas:

  • Qual o propósito da sua viagem?
  • Quanto tempo vai ficar no país?
  • Com o que você trabalha?
  • Quem está pagando a sua viagem?
  • Quanto dinheiro você tem para gastar?

É importante ser objetivo nas respostas, nada de ficar desabafando com o oficial. Dê uma resposta simples e direta.

Para concluir, leve os documentos organizados e só mostre caso o oficial peça sua documentação. Fique calma e responda com sinceridade e sucesso!

Gostou das dicas sobre como passar na imigração? Deixe nos comentários!

imigração

Seguir

22 comentários em “Dicas para passar pela imigração em uma viagem

  1. Amei as dicas!!!
    Tava assistindo a um programa sobre como os oficiais do peru interrogam e vasculham as malas dos suspeitos de tráfico de drogas, tudo isso me deixou tão nervosa kkkkk imagina se alguém coloca algo na bolsa? Vejo umas pessoas sendo pegas porque pediram para levar algo na mala em troca de dinheiro quando vai entrar no avião, o cachorro sente o cheiro e PRONTO, é droga shaushua muita tensãoooo, então um lembrete para mim mesma “nada transportar mercadoria de seu ninguém, nada de ajudar levando qualquer coisa de seu ninguém, etc etc”
    Mas vou guardar no meu core todas essas dicas para ficar de boas, além do mais, anda de errado vai estar sendo feito, né? É só uma viagem <3
    beijos
    N E O D E S V A R I O

    1. Inclusive, dependendo da linha aérea, eles perguntam se alguém ajudou você arrumar a mala, quem mais transportou além de você, etc. Só para garantir que nenhuma outra pessoa além de você, fez as malas. Para esses casos de alguém colocar algo na sua bagagem hahaha.

      Beijos

  2. Quando eu fui para a Polônia foi bem de boas passar pela imigração, eles só perguntaram o que estávamos indo fazer lá, mas graças a Deus correu tudo bem.
    Mas acho muito bacana esse tipo de post, não são muitas pessoas que fazem, parabéns.
    Feliz Ano Novo desde já, que 2018 seja incrível para todos nós! ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

  3. Oii, tudo bem?
    Para passar pela imigração na Bolívia e Uruguay foi bem tranquilo, eles só perguntavam quanto tempo eu ficaria no país, e qual era o motivo, e também pediam identidade, uma coisa que deveriam cuidar na bolívia quando trocar de real pelo boliviano, eles passam a perna, dão quantidade pequena do que o certo, e no uruguay, se for menor de idade tem que pedir autorização dos pais, mesmo que tu conseguir só da mãe e sem do pai, eles não deixam você entrar. Quero ir para EUA e sentir borboletas no estômago ao passar pela imigração hahaha
    Feliz 2018!!
    http://www.mandyline.com/

  4. Ótimas dicas Lilian, nunca passei por isso ainda, mas só de pensar que quando eu for viajar terei que passar por isso, já um nervoso na barriga já hahahhah. Porque que nem você disse, a gente pode estar fazendo tudo certo, não quer ficar no país ilegalmente né, mas dá um nervoso hahahah. Anotei as dicas 😉
    Beijos,
    http://blogluanices.blogspot.com.br/

  5. A principal dica de todas…que vc deu…SEJA SINCERO…principalmente nos EUA…lá uma má verdade é muito, muito melhor do que uma boa mentira…
    E isso não é só na imigração…

  6. Menina, a primeira vez que passei numa imigração foi quando fiz intercâmbio. Mandei logo um “eu não falo inglês muito bem” em inglês pra atendente. Meu amigo disse que era bom falar isso pra galera ficar ciente e não começar a falar tudo muito rápido.
    Beijos
    Balaio de Babados

  7. Isso do cartão de embarque foi bom saber pra poder já levar uma caneta. E já vou treinar meu inglês para responder essas perguntas sem enrolar tanto, pra ficar mais tranquila. Adorei o post e salvei nos favoritos!
    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.