Como fazer o planejamento de viagem e montar seu roteiro

Eu lembro de quando comecei a planejar a minha primeira viagem. Eu não tinha ideia do que estava fazendo.

Não sou a pessoa mais viajada da vida. Porém estou na longa tarefa de planejar uma das viagens mais longas que já fiz. Então, resolvi juntar as minhas experiências anteriores e compartilhar com vocês algumas dicas para fazer um planejamento e montar seu roteiro de viagem.

roteiro de viagem

Planejar uma viagem pode ser uma tarefa árdua, a quantidade de informações que você precisa ter para enfim começar o roteiro é gigante. As vezes dá vontade de desistir, mas sem planejamento e um bom roteiro, acabamos desperdiçando tempo e dinheiro.

Tudo depende do que você gosta de fazer nas suas viagens, cada pessoa tem um estilo próprio de viagem. Tem pessoas que curte a natureza, arquitetura e tem pessoas que curte a vida agitada da cidade grande. Porém, existe fatores que devem ser levados em conta, quando você estiver montando seu roteiro de viagem, e é isso que vou compartilhar com vocês.

roteiro de viagem

Primeiro Passo – Planejando a Viagem

1 – Escolhendo o Destino

O primeiro passo é escolher para onde quer viajar. Algumas pessoas falam vagamente para onde desejam viajar. Não faça isso. Escolha um destino e trabalhe em cima desse sonho ou meta e faça virar realidade. Quando você tem um destino concreto, “vou para Londres”, “vou conhecer o sul do país”, a viagem se torna mais realidade e fica mais fácil para você planejar.

2 – Quanto tempo ficar

Quanto custa viajar para onde deseja ir? Não podemos ter uma ideia, se não planejarmos quanto tempo pretendemos ficar. Se soubermos quanto tempo queremos ficar no local, podemos planejar o próximo passo, que é quanto dinheiro vou precisar para essa viagem.

roteiro de viagem

3 – Quanto dinheiro vai precisar

Uma viagem, especialmente uma longa, não vai acontecer da noite para o dia. A não ser que você tenha muito dinheiro sobrando. Uma vez definido a quantidade de dias que pretende ficar no seu destino é hora de decidir o estilo de viagem que deseja. Pretende fazer mochilão? Ou gastar um pouco mais em hotéis? Como vai fazer em relação a alimentação e passeios? Colocando tudo no papel, temos uma noção de quanto dinheiro vamos precisar e a partir de então, economizar o dinheiro para a viagem.
De uma maneira geral, precisamos incluir no planejamento:

  • Passagem
  • Transporte
  • Hospedagem
  • Alimentação
  • Passeios
  • Compras

4 – Em que época ir

A época da viagem é muito importante, não adianta ir para Nova York em Dezembro, se você odeia o frio e a neve. Não vai apreciar a viagem e só vai gastar dinheiro. Não é bom planejar uma viagem para altas temporadas também, o preço é mais alto e a quantidade de turistas é maior.

5 – Compra das Passagens

Se você tiver programa de milhas, aproveite e use para comprar as passagens, economiza um bom dinheiro. O momento de comprar a passagem é muito importante. Não esqueça que dias de viagem ao destino e volta, são dias perdidos. Você prefere vôos diretos? Ou com escala? Se o tempo de escala for muito grande, dá para aproveitar o tempo e conhecer o lugar.

6 – Reserve sua hospedagem

Reservar a hospedagem é o segundo passo mais importante após a compra das passagens. Pesquise muito, leia a opinião das pessoas e só então reserve um hotel, hostel ou airbnb.

Segundo Passo – Fazendo seu roteiro de viagem

Muito bem, você já tem as passagens e hospedagens feitas, agora resta fazer seu roteiro e aproveitar cada momento da sua viagem.

Quando vamos fazer o roteiro, precisamos levar em conta, o tipo de atividade que gostamos de fazer e quanto vai custar cada passeio e ainda, como chegar em cada um deles.

roteiro de viagem

1 – Pesquise

Pesquise na internet ou converse com pessoas e procure se informar sobre os passeios existentes no seu destino. O que você gosta de fazer? Como vai chegar até o local?

2 – Escolha os lugares

Faça uma lista dos lugares que quer visitar. Procure colocar passeios que são próximos num mesmo dia, assim você aproveita mais o tempo e economiza dinheiro com transporte, uma vez que poderá se descolar a pé, de um passeio a outro.

3 – Planeje os dias

Com os passeios definidos, é hora de montar o roteiro de cada dia. Combine passeios próximos e que deem certo com o almoço. Não adianta planejar subir uma montanha e bater com horário de almoço e você não se planejar para isso. Quando vou viajar, procuro levar lanches na bolsa, assim economizo tempo e dinheiro em restaurantes caros.

Essas são algumas dicas que adquiri ao longo das minhas viagens. Com um bom planejamento, não tem erro. E só resta aproveitar a viagem e trazer boas lembranças de volta para a casa.

Gostaram dessas dicas para fazer o planejamento e montar o roteiro de viagem? Tem alguma outra? Não deixe de compartilhar a sua opinião sobre o assunto nos comentários!

roteiro de viagem

Seguir

28 comentários em “Como fazer o planejamento de viagem e montar seu roteiro

  1. Dicas preciosas! Eu ficava só sonhando com as viagens dos meus sonhos, mas esse ano me aconteceram muitas coisas boas e consegui, de fato, juntar uma graninha e já risquei dois destinos da minha lista *-* E com as coisas se organizando por aqui posso pensar em ir até pra mais longe, então vou usar muito essas dicas xD Faz mais posts assim de dicas de viagens e organização pra viajar, vou adorar!

    Um beijo!
    Hey, Maria! | Fanpage

  2. Oi Lily! Uma vez eu li que a viagem comeca quando voce comeca a planejar, e nessas minhas andancas por esse mundao eu percebo que isso e super verdade! A alegria e o friozinho na barriga ja comecam no planejamento. Achei o seu post super completo e explicadinho, uma maravilha mesmo! Beijinhos and happy travels!

  3. Pelo que me lembro eu nunca planejei assim de ante mão as viagens que faço, mas tbm nunca fiz uma viagem internacional. Quando resolvo viajar o máximo que faço é reservar o hotel e da uma pesquisada na cidade pra nao ficar pedida igual cego em tiroteio, depois eu me mando com a cara e a coragem. Sempre deu certo pra mim até agora, eu falo amizade com os moradores e saio perguntando o que tem de bom e por ai vai

    1. As viagens mais fáceis por perto também costumo reserva só o hotel e pesquisar sobre o local, uma viagem mais longa, demanda planejamento, uma vez que vai gastar mais dinheiro ^^.

      Beijos

  4. ~Eu ainda não fiz a viagem do sonho, mas por falta de planejamento mesmo.
    Vamos sempre deixando a ideia para depois e culpando a falta de grana. Mas quando paro para fazer as contas o tempo que perdi adiando dava pra bancar sim rs
    Amei essas dicas <3

  5. Ótimas dicas Lilian
    eu qse n viajo, mas tenho vontade de conhecer alguns lugares e pretendo ano que vem começar a me organizar, mesmo que a viagem seja apenas em 2019/2020!

    Bjoooos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.