Como faço meu Cronograma Capilar

cronograma capilar

Com certeza você já ouviu falar sobre o Cronograma Capilar. Eu descobri há uns dois anos atrás. Mas somente há um ano que realmente comecei a colocar em prática e tenho amado.

No Cronograma Capilar, você anota quando deve Hidratar, Reconstruir e Nutrir seus fios. Fazendo essa agenda de cuidados, você não corre o risco de exagerar em algum cuidado ou deixar de aplicar algo que o cabelo realmente precisa.

As pessoas normalmente colocam em prática esse cronograma quando o cabelo realmente precisa de cuidados extras, como por exemplo após uma química.

Meu cabelo sempre foi saudável, considerando que ele é natural, não contendo nenhuma química. Então eu adaptei o cronograma de acordo com as necessidades do meus fios. E de um ano para cá, meu cabelo cresceu muito, pois ele está recebendo o que realmente precisa, além de estar com brilho e maciez.

É interessante saber o que o seu cabelo realmente precisa, então, olha que bacana esse teste que rola na internet.

cronograma capilar

Abaixo segue o meu cronograma (adaptado para os meus fios):

cronograma capilar

Eu lavo o cabelo apenas duas vezes por semana, pois ele não é oleoso e não precisa ser lavado um dia sim e um dia não. Então adaptei para minhas necessidades. Como meu cabelo não tem química, note que a Reconstrução, faço apenas uma vez por mês.

Também é muito importante prestar atenção na máscara que você usa. Se elas são realmente para Hidratação, Nutrição ou Reconstrução. Confesso que rola uma preguiça em prestar atenção nessas coisas. Então, quando comecei a fazer o cronograma, eu comprei um Kit pronto da Inoar que era específico para esse programa.

Durante os meses que se passaram, eu apenas substituí a máscara de hidratação por uma mais potente, da Lola Cosmetics. Mas para Nutrição e Reconstrução eu ainda uso os mesmo produtos.

cronograma capilar

Segue algumas fotos de como estava o meu cabelo há um ano atrás e como está hoje, em questão de tamanho e brilho:

cronograma capilar

A primeira foto foi de um ano atrás, quando eu iniciei o Cronograma. Tinha acabado de cortar o cabelo e estava nos ombros. Me desculpem pela foto distante, mas há umas semanas atrás eu perdi todas as minhas fotos por problemas técnicos e tive que pegar essa de redes sociais.

Na segunda foto dá para ver o brilho do cabelo, tudo isso, graças ao uso correto dos produtos e os cuidados com os fios.

A terceira foto (que foi retirada de um vídeo, por isso a qualidade está ruim) foi tirada nesse final de semana. A cor do meu cabelo fica em tom diferente mesmo na luz ou no sol, ok? Mas ele é natural. Note o quanto ele cresceu durante um ano.

Durante esse ano, eu cortei o cabelo três vezes, para mantê-lo saudável e crescendo sem pontas duplas. Minha intenção não era/é deixar ele enorme, mas sim saudável, se der a louca, eu corto no ombro novamente, mas por enquanto estou feliz com o exato comprimento que está. E ainda, todas as vezes que eu lavo o cabelo, eu uso secador, então o uso do protetor térmico também é importante para manter o cabelo saudável.

E aí, vocês já tinham ouvido falar de Cronograma Capilar? Tem interesse em aderir à esse programa? Deixem nos comentários!

38 comentários em “Como faço meu Cronograma Capilar

  1. Meu sobrenome agora é hidratação!
    Tô fazendo direto, intercalando com um produto de reconstrução, porque meu cabelo ta precisando dar uma melhorada MESMO… Tô aos poucos cortando toda a parte ressecada do cabelo, a aí sim, quando eu passar dessa fase vou poder criar meu cronograma capilar…
    Sempre fui preguiçosa com o cabelo, aí chega num ponto que a pessoa tem que fazer mil coisas pra restaurar o dano…
    Bom mesmo é criar bons hábitos e ter o cabelo sempre saudável! O seu tá lindo!

    View Comment
  2. Já ouvi falar em cronograma capilar mas não sabia o que era e amei! Estou deixando meu cabelo cacheado novamente e ando tomando muito mais cuidado com ele. Vou ver se consigo aderir a esse cronograma. O seu cabelo ficou lindo demais! 😀

    View Comment
  3. Oi, tudo bom?
    Eu já tinha ouvido falar sobre o cronograma, mas não tinha parado para ler um post bem explicadinho. Acho que meu cabelo precisa muito disso, ele tem química e pintura. Amei seu cabelo, estou tentando deixar meu cabelo da cor natural, acho lindo!
    Beijos

    View Comment
  4. Já ouvi falar muito desse cronograma, mas nunca me atentei muito, pois meu cabelo é natural e acho que ele está bem legal. Quero muito essas mascaras da Inoar ou da Lola, as meninas falam muito bem delas então quero experimentar, vou até prestar atenção para ver o que ela faz, quem sabe eu começo um cronograma parecido com o seu ^^

    Beijoos
    Yanna Karim

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.