Como começar a se exercitar

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Um dos grandes desafios dos dias atuais é como exercitar e criar uma rotina para ter uma vida saudável. É preciso muita dedicação e motivação. E se você não sabe muito bem por onde e como começar, fica ainda mais difícil.

Por exemplo, minha meta atual é conseguir correr 4km até o meio do ano, mas eu não comecei correndo. Eu tenho sopro no coração então no começo, só de caminhar eu já ficava super cansada, o que é bastante natural, de acordo com meu cardiologista. Mas isso não me impediu de querer alcançar algo que melhorasse minha saúde e me tirasse do sedentarismo.

Desde a metade do ano passado, eu comecei a caminhar. Comecei na esteira mesmo, numa velocidade mediana e conseguia caminhar por apenas 10 minutos e já sentia tonturas e a sensação que meu coração estava prestes a explodir no peito.

Com o tempo fui aumentado o tempo, no fim do ano cheguei aos 40-50 minutos e comecei a caminhar fora de casa, o que para mim foi ótimo, adoro estar ao ar livre, não gosto de me sentir presa em um lugar fechado. Não tenho mais tonturas e meu coração não dói mais. Então no fim do ano minha meta mudou e meu objetivo agora é correr.

Eu percebi que amo correr, não sei porque não comecei a fazer isso antes. É libertador e seu humor aumenta muito, acreditem. A primeira vez que corri, não consegui chegar nem aos 3 minutos e quando parei, podia ouvir o barulho no meu peito procurando por ar.

Mas fui me aperfeiçoando e aumentando o tempo/km. Ainda é pouco, mas o importante é não desistir! Tudo que consegui até hoje foi resultado de esforço e objetivos traçados. Se você transforma algo necessário em algo que você gosta, fica bem melhor. Então procure encontrar um exercício que você goste de fazer, para não fazer por obrigação, entende?

As pessoas praticam exercícios por muitos motivos, o meu é por questão de saúde mesmo, pois fui abençoada na minha genética, tanto que as vezes acabo me prejudicando, pois acho que posso comer de tudo, inclusive barras a mais barras de chocolate, o que todos sabemos que é praticamente lixo puro sendo colocado no nosso organismo. Precisamos pensar no futuro. Qualidade de vida é tudo.

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Olha só algumas dicas legais para se seguir:

1 – Decida no que você quer ser bom/boa

Quando se tem um propósito, as coisas evoluem melhor e de forma natural. Pois fazer as coisas sem foco, pode não te levar a lugar nenhum.

Ter um propósito é essencial, pois sair fazendo exercícios aleatoriamente ou sem foco pode não te levar a lugar nenhum e você acabar desistindo no meio do caminho.

2 – Procure por orientação

No começo, eu não tinha ideia de como exercitar e que tipos de exercícios fazer e caso faça de forma incorreta, você pode acabar se ferindo.

Então pesquisei sobre o assunto e assisti muitos vídeos e me ajudou muito, essa é a forma que gosto de aprender, sempre fui meio autodidata. Mas você pode aprender da forma que desejar e o que for melhor para você.

3 – Vá devagar

Respire, a chave é não se desesperar, as vezes o resultado demora a aparecer, mas você vai chegar lá. Ainda mais se estiver seguindo as duas dicas citadas anteriormente.

Hoje vim compartilhar um pouco da minha experiência, não sou nenhuma profissional em praticar exercícios ou como exercitar e tudo o que sei, aprendi sozinha. Caso você se sinta insegura(o) em começar alguma rotina de exercícios, aconselho procurar um profissional para te orientar da melhor forma possível.

Tudo na vida exige algum esforço e dedicação vindo de nós. Espero que com esse texto tenha conseguido a inspirar a vocês de alguma forma.

Me deixem nos comentários se vocês já fazem algum exercício ou se tem vontade de começar, eu adoraria saber a história de vocês!

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52 comentários em “Como começar a se exercitar

  1. Oi Lily !!
    Fazer exercícios realmente é muito importante pra nossa saúde !! Foi muito bom saber da sua história de superação !! Sabe, comigo foi o seguinte eu estava super acostumada a correr e com ritmo de treino de musculação, mas por causa de uma cirurgia que tive que fazer acabei ficando meio sedentária. Agora estou voltando a caminhar, temos que ir aos poucos que nem você disse !! Mas a sensação é ótima !!
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

  2. Noite passada eu fiz uma listinha com minhas metas de hoje, e uma delas era: caminhar. Acordei cedo, fiz toda preparação, massss na hora de sair… fui mexer no celular. Parece que o primeiro passo é uma barreira! Quando vi a foto do cachorrinho, tive uma ideia maravilhosa: vou levar minha cachorrinha pra caminhar comigo. Ela também precisa passear mais e eu fico só adiando porque vai ser um motivo pra eu ter que sair de casa. Vou tentar mais uma vez hoje hsuahsau Fighting!

    http://www.normaldemais.com

    1. Que complicado Anna :(, mas ainda bem que você consegue fazer outros tipos de exercícios o que já é super válido. Tenho vontade de fazer natação, acredita que nem nadar eu sei? hahahaha

      Beijos

  3. Adorei! Tô começando a ser menos sedentária. Enquanto as aulas da faculdade não começam, eu tô fazendo alguns exercícios. Sou magra, mas como muita besteira. Então tem que fazer um exercício legal para equilibrar isso, né?
    Tô tentando ser mais saudável.
    bjss
    blogtrashrock.com

  4. Nossa, post super super útil!
    Eu não curto muito me exercitar mas é faz bem e tem coisas que são legais né?
    Eu comecei a fazer yoga. Em casa mesmo, com vídeos no Youtube… e adorei. Gostava de fazer (fazia meia horinha por dia) e me sentia bem. Mas desde o carnaval nunca mais fiz. rs
    Apesar de gostar, falta disciplina sabe?

    Mas realmente, precisamos pensar no futuro e cuidar da gente, né?
    Vou ver se chego em casa hoje e faço! Post me inspirou!

    Beijos
    http://www.amentetransborda.com

  5. Gostei muito do seu post.
    Me identifiquei muito pois quando eu andava na esteira, sentia o mesmo que você e então, comecei a andar na rua e agora eu amo correr. É uma sensação de liberdade incrível, né!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

  6. é nítida a diferença no humor e disposição quando você está fazendo exercícios, no início é chatinho e tem dias que você faz por obrigação mesmo, mas quando você acaba você se sente tão bem, né?! 😀 É o que aquela propaganda de tênis dizia: “não fomos feitos para ficar parados” e não fomos mesmo.

    enfim, ótimas dicas 😀

    Beijos,
    Isabella
    The Urban Trends

  7. Não curto correr, sou o tipo de pessoa que nunca participará de um grupo de corrida :/ MAS quando recém comecei a fazer exercícios eu só caminhava durante 12min na esteira, agora ando intercalando minutos de caminhada com corrida, minha resistência aumentou e tenho certeza que esse ano não perderei nenhum ônibus quando correr atrás 😀

    Gostei do post, o que é necessário mesmo é metas e motivação!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

  8. Comecei a academia esse ano, mas logo que voltaram as aulas não consegui mais conciliar =/ E o pior é que a semana é tão corrida que no finde só penso em ficar de boa, rsrs… mas gostei muito do post, bem motivador, precisamos pensar no futuro e, parabéns pela dedicação Lilian!

    Beijoos,
    http://www.chrisbrandelero.com/

    1. Te entendo perfeitamente, na época da faculdade e trabalho, eu só queria dormir no final de semana hahahaha. Mas uma caminhada aqui outra ali, um lance de escadas, já vale viu? hahahaha
      O campus da minha faculdade era tão grande que eu não precisava de nenhum outro exercício hahaha.

      Beijos

  9. Lilian, vá devagar é uma das melhores dicas
    A gente tem mania de querer fazer tudo de uma vez, não consegue, se frustra e desiste!

    Seu post veio em boa hora! Eu tô querendo começar a ir na academia. Aliás, a gente aqui já se inscreveu, tô pensando em ir hoje ou sexta! haha

    Mas pra eu começar, eu tenho que pensar muito positivo…
    “Pega leve! A dor vai passar! Você vai conseguir mais com o tempo!”
    Porque isso de me exercitar sempre foi muito difícil pra mim, sabe. Eu só danço. Mas não danço todos os dias. Então tô querendo complementar isso aê! Meu projeto verão vai começar bem agora (aqui a gente ta entrando na primavera ainda) Deseja-me sorte! hahahaha

  10. Oii!
    Nossa, tu tá te superando muito bem! E tu tens razão, ter foco e persistência é a chave.
    Eu parei de caminhar por causa do meu joelho. Eu também adoro fazer exercícios ao ar livre e tou sentindo falta sabe? Agora vou fazer uns exames pra ver que exercicios eu posso continuar fazendo.

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

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