A história por trás do nome do blog

a história por trás do nome do blog

Decidir o nome do blog é provavelmente uma das tarefas mais importantes ao criar um blog. Você quer um nome único, fácil de lembrar, de ser pronunciado e que te lembre de alguma maneira. Ter o mesmo nome que outros blogs nunca é uma boa ideia. Quem tem blog ou pensa em criar um, sabe o quanto é difícil criar um bom nome.

A princípio quando fui criar o meu espaço, eu ia usar o meu nome mesmo, mas acabei desistindo da ideia, porém eu ainda queria algo que associa-se a mim. Sendo assim, fui pesquisar a origem do nome Lilian. Dentro dos significados encontrados, um deles falava que “a ciência que estuda o nome próprio, afirma que Lilian teria derivado a partir do latim Lilium que significa literalmente “Lírio”, na língua portuguesa. Que o nome ainda é associado ao que é belo, como um elogio a um bebê que nasceu tão bonito quanto uma delicada flor de lírio”.

A partir disso fui pesquisar sobre a flor de lírio (ou Lilium) e descobri que existe mais de 100 espécies do gênero Lilium, e dentro dessas 100, tinha a chamada Lilium Bulbiferum, ou como é conhecida, “Orange Lily”, “Fire Lily” ou “Tiger Lily”. Escolhi então Orange Lily, que lembra meu nome e associa-se a flores, que por sinal, gosto muito.

Então olha só duas dicas básicas para a criação do nome de um blog.

1 – Deve descrever o seu blog (ou você).

2 – Deve ser fácil de lembrar.

E aí, vocês gostaram do porque do surgimento do nome?  Agora me contem, qual a história e como vocês escolheram o nome do blog de vocês? Que dica vocês dariam para quem quer criar um blog? Quem não tem blog, pensa em criar um? Ufa! bastante pergunta, mas sempre tenho curiosidade em saber os pensamentos e as opiniões de vocês, por isso, me deixem aqui nos comentários!

*Caso queira ler mais sobre a flor de lírio, clique aqui.

38 comentários em “A história por trás do nome do blog

  1. Que lindo!
    Além de ser o nome de uma flor lindíssima, é um nome maravilhoso!

    O nome do meu blog – 5k Miles Significa 5 mil milhas, equivalente a 8mil km!
    Este era o tamanho da distância que existia entre eu e o meu (até então) namorado.

    Hoje estamos casados e agora eu estou a 5 mil milhas da minha casa no Brasil! 🙂

    View Comment
  2. Oi Lilian! Caramba, que significado lindo! <3 Já tinha visto essa definição relacionada à mãe do Harry Potter e tinha adorado! É um contexto muito bonito. O nome do meu blog originalmente era "Light As The Breeze" e veja só: nome grande, difícil de memorizar, de pronunciar e ainda em inglês. Esse ano comprei o domínio e o traduzi para "Leve como a brisa". Cada letrinha desse nome — agora em português e bem bonitinho — tem haver comigo. E o mais bacana é que depois dessa mudança notei que ele pode ter dois sentidos diferentes. Vou fazer uma postagem relacionada a isso em breve.

    Enfim, adorei demais o seu blog! Super lindo, estou apaixonada. <3 Beijos enormes!

    View Comment
  3. Adorei a sua história, eu já tinha ouvido falar da Orange Lily e a acho super linda! Realmente a pior parte de começar um blog é nomeá-lo… A gente pensa, pensa, pensa e parece que nenhum nome é suficiente. Fiquei assim por muito tempo, até que um dia, eu e as meninas de lá do blog passamos por uma situação engraçada: estávamos na casa de praia de uma delas, a Rafa, e uma tia distante veio dizer que a filha dela, aka prima da Rafa, estava em Berlim com os amigos. Aí a gente ficou tipo “Nossa… ok né… aqui NÃO É BERLIM mas tá maravilhoso ainda assim, com vocês ♥”. Mas aí, no final, acabamos descobrindo que a menina tava era em BERLINQUE, uma praia de uma ilha que fica bem pertinho da nossa cidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. A gente riu tanto dessa história que quando postamos as fotos do dia, colocamos essa legenda. Foi aí que me bateu um clique e decidi colocar esse nome no blog, aproveitando, também, que nós falaríamos muito sobre viagens, hahahahahahaha. Resumidamente, foi isso <3

    Com amor,
    Steph • http://naoeberlim.blogspot.com.br/

    View Comment
  4. não acho Orange lily um nome fácil e fácil de lembrar, até mesmo porque muita gente não o pronuncia por medo de errar na frente do outros. Por isso não curto nome de blog, loja, e etc em outras linguas e etc. Mas o nome é lindo sim, e adorei o post.

    View Comment
  5. Oi Lilian !! Tudo bem ??
    Adorei saber de onde surgiu o nome do blog *-*
    Eu não sabia que era um tipo de lírio !! Agora que já sei o significado achei o nome do seu blog mais lindo ainda !! rsrs
    Eu realmente queria que meu blog tivesse meu nome, mas achei as dicas que você deu super válidas pra quem está pensando em um nome.
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    View Comment
  6. Ai que legal! Sim, este processo é complexo!
    Eu também não queria meu nome, porque não queria que fosse algo só sobre mim mesmo sendo eu quem faça… e daí comecei a orar por um nome e recebi um versículo sobre levar luz as pessoas e quis um nome que tivesse haver e decidi por Sobre Luz.

    Uma semana abençoada!
    Beijos
    sobreluz.com.br

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.