5 Dicas para se organizar melhor

Começo do ano, volta a aulas e logo precisamos nos organizar novamente seja para o trabalho, escola ou faculdade. Embora eu já tenha terminado a faculdade, eu gosto de manter bastante focada e organizada no trabalho e também com os posts do blog. Se organizando, eu nunca atrasei em nenhuma entrega de projeto no trabalho ou com meus posts, mas não existe nenhuma fórmula mágica para isso, você realmente vai ter que separar um tempo para isso e com dedicação fazer planejamento e se organizar para as tarefas e eventos que estão por vir. E não vou mentir, para quem não curte muito, é uma atividade monótona e chata, eu curto fazer planejamentos, estão tudo bem para mim. Acompanhe comigo, 5 dicas legais que separei e que costumo fazer sempre que possível.

1.1

Como falei, eu gosto de fazer planejamentos, meu desktop é cheio de planilhas de excel. Tenho planilhas de orçamento, de estudo (faço cursos online de alemão e fotografia no momento), de alimentação, de viagem e assim por diante. Gosto de manter planilhas para ter valores calculados ali prontos para mim. Mas também gosto de usar um planner (ou uma agenda com calendário basicamente) por ser mais visual e assim consigo ver os eventos e atividades que tenho para o mês de maneira mais fácil. Agora está bem na moda usar Planners, eu comecei a usar esse ano e estou gostando muito. Você consegue encontrar vários modelos free online e é só imprimir. Eu achei nesse site aqui.

IMG_3024_1

Eu escrevo no plannner tudo que tenho planejado para o mês e os prazos finais. A partir disso eu posso começar a planejar quando devo começar a fazer aquela atividade. Por exemplo, supomos que eu precise que um post vá ao ar no Domingo, esse é o prazo final, quando eu devo começar a escrever o post? Devo considerar o conteúdo, a estrutura do post e as imagens que serão utilizadas (ou seja, vai ser preciso tirar as fotos), não é só sentar e escrever, alguns posts requerem pesquisas para que possamos passar um material legal aos leitores, não é mesmo meninas (e meninos) que possuem blog? Vocês me entendem (um abraço para vocês). A mesma coisa seria se eu tivesse uma prova na escola ou faculdade para o fim do mês, quando eu devo começar a estudar? Considerando a quantidade de material e conteúdo. Tendo um planner ou um calendário a vista com as datas importantes marcadas, fica bem mais fácil de se organizar.

2

IMG_3018_1

Além do planejamento geral, ou seja, as datas mais importantes, eu gosto de manter um lista diária (ou uma To Do list), ou seja, o que eu tenho para fazer naquele dia e como vou fazer. Você deve considerar seu tempo e as atividades, pois de nada adianta colocar um monte de coisa na lista se vai ser humanamente impossível de fazer não é mesmo? Então se eu tenho algum post para fazer naquele dia ou algo para estudar, eu coloco na lista, também coloco coisas normais tipo, lavar roupa, ir no mercado e assim por diante. Além das listas diárias, eu também tenho as semanais, ou seja, atividades que tenho que fazer na semana, mas ainda não tem um dia certo, como por exemplo, fazer faxina na casa/quarto (lágrimas rolam).

O planner semanal, encontrei nesse site aqui.

3

Sim, isso vale para quem está estudando ou trabalhando. De nada vai adiantar continuar estudando se sua mente não para de pensar se está rolando algo novo no twitter ou se saiu aquela promoção que você estava esperando em algum site (alguém se indentifica?). Respire fundo e tenha um intervalo. Vá tomar uma água, coma alguma coisa. Deus sabe que eu amo minhas pausas, sempre tomo um chá e dou uma volta, me sinto mais renovada depois de esticar as pernas e trocar alguma ideia com alguém e refrescar a cabeça.

4

Meio que uma continuação do item acima, é ótimo ter pausas, mas é bom saber se controlar, se é hora de estudar ou trabalhar, vamos nos focar né pessoal? De nada adianta ficar olhando o celular de 10 em 10 segundos para ver se tem mensagem nova ou ver se alguém postou algo novo no instagram. Se você fizer isso, simplesmente não vai se focar em nada e não vai conseguir finalizar nenhuma atividade. Pode até conseguir, mas vai levar mais tempo do que o esperado, pois sua atenção estava dividida.

5

photo-1422255198496-21531f12a6e8

Como assim? Vocês podem se perguntar. Vamos dizer que você trabalhou o dia todo duro, e conseguiu finalizar o que estava planejado para aquele dia. Não é uma sensação ótima a de missão cumprida? Depois disso, não temos a sensação que merecemos algo? Se você curte sair, vai dar um volta com os amigos, vai tomar um sorvete ou se você é como eu, que é um pouco (muito) viciado em seriados e filmes, vai assistir alguma coisa, de preferência com algum doce junto. Afinal você mereceu a sua dedicação e precisamos ter o nosso momento de lazer, a vida não é só trabalhar, trabalhar e trabalhar.

E aí, o que vocês acharam dessas dicas? São coisas que coloco em prática no meu dia a dia e obtenho resultados, vale lembrar também que não precisa virar escravo de listas e coisas para fazer, é bom se manter organizado, mas uns dias relax e sem planejamento são ótimos de vez em quando, não é mesmo? Se vocês tem mais dicas, me deixem nos comentários! Eu vou gostar muito de ler, e me contem agora, vocês são organizadas (os) ou totalmente desorganizadas (os)? Muita curiosidade nesse momento (risos).

43 comentários em “5 Dicas para se organizar melhor

  1. Sabe que eu nunca tinha pensado nisso de me presentear?
    Já li tanto sobre organização e sobre traçar metas!

    Eu sou muito difícil de manter rotina, mas achei um máximo se gratificar pela meta atingida! Ótima dica!!

    Vou usar! 🙂
    <3

    Beijo!
    Aline

    View Comment
  2. Adorei o post! Super preciso seguir essas dicas! SUASHUASH’
    Te marquei em TAG literária supeeer legar, espero que goste! AH, não esqueça de deixar o link nos comentários quando você responder, para que eu veja as suas respostas!

    Beijoos, Maju ♥

    View Comment
  3. Estava super precisando deste teu post. Tenho muita coisa para fazer e nunca consigo fazer nada 100% porque saio do foco muito rápido =/
    Suas dicas foram muito valiosas, mas acho que ao invés d’eu me presentear, eu preciso me castigar :s
    Parabéns pelo blog, super simples e é tão fofo *o*

    View Comment
  4. Eu sempre fui meio desorganizada, mas desde o ano passado eu melhorei bastante! Esse ano pretendo seguir tudo o que você falou, mas vou escrever o que tenho para fazer no dia na minha agenda super fofa! aliás, já estou fazendo isso, hahaha! Só preciso melhorar bastante em dar as pausas, pq fico querendo terminar logo e acabo me cansando mais :/ mas espero melhorar! Adorei o post! Beijoss

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    View Comment
  5. Ótimas dicas. Eu sou organizada, mas tenho alguns problemas com procrastinação, acabo deixando muita coisa pra depois. Gosto de fazer lista e planejar. Não costumava usar planner, acabava deixando as tarefas bagunçadas em vários lugares. Agora quero começar a usar e amei o que você colocou na segunda dica. Também uso alguns apps para organizar as listas como Wunderlist.

    Beijos!

    Imperfeito Universo

    View Comment
  6. Organização é algo que eu acho essencial. Fico passada quando, por exemplo, vejo pessoal na faculdade entregando as atividades atrasadas. Compreendo que cada um tem uma rotina, uma vida e tudo mais, mas mesmo assim, quando planejamos as nossas atividades, acredito que conseguimos alinhar tudo dentro dos prazos e nada mais justo do que fazer tudo dentro dos prazos definidos, né?! 😀

    blog | facebook | instagram | loja

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.